É o funcionário mais antigo da casa e sabe de cor a data precisa de quando veio trabalhar para a Tavi. Foi a 28 de outubro de 1975. Tinha apenas 16 anos e acabava de chegar de Santa Marta de Penaguião (Vila Real), de onde é originário. Frequentou a escola agrícola na Quinta do Rodo (Régua), mas não tendo possibilidade de prosseguir os estudos em Coimbra, Santarém ou Santo Tirso, veio desaguar à Foz do Porto, por indicação de uns primos que viviam perto da Tavi, na Rua do Farol.
No piso superior da Tavi, sentado numa mesa a um canto, perto da janela, é onde encontramos o poeta Fernando Echevarría, de bigode farto e elegante. É para aqui que vem praticamente todos os dias, bem cedo. Gosta da vista para o mar e aprecia, sobretudo, o sossego.
Os netos enchem uma casa e nós tivemos casa cheia. Foi durante um lanche guloso no primeiro andar da Tavi que ficámos a conhecer um pouco melhor a super avó Odete e três dos seus sete netos: A Luzia, quase a fazer 11 anos, o Horácio, a entrar nos nove e o Luís, com cinco.
Paula Calheiros é a autora do blog “Viver o Porto”. Da Baixa até à Foz, de máquina fotográfica em riste, esta blogger propõe-se explorar as artérias de uma cidade cujo coração bate mais forte a cada dia que passa. A Invicta está viva. E está a crescer. Paula promete não deixar escapar nada.
Encontramos Luís César na Tavi, bem cedo pela manhã, quase sempre na mesma mesa, rodeado de jornais, que lê de fio a pavio, e das suas agendas onde aponta religiosamente todos os acontecimentos desportivos da atualidade, entre efemérides e provérbios chineses, como este que nos lê, com entusiasmo: “uma viagem de mil milhas começa com um único passo”.
É provável que numa das suas visitas à nossa confeitaria se tenha cruzado com Augusto Küttner de Magalhães, um dos nossos clientes habituais. Escolhe sempre a mesma mesa, a última do lado direito, antes da esplanada. E foi lá que o encontrámos, absorto, debruçado sobre um jornal que analisa e escrevinha com as suas notas, como tantas vezes costuma fazer.
Se ainda não se apercebeu, fique agora a saber que a nossa carta de chás está diferente e tem a assinatura exclusiva do Cantinho das Aromáticas, que se dedica à produção de ervas aromáticas de altíssima qualidade, em agricultura biológica. Com esta parceria, para além de apresentarmos um produto de alta qualidade, produzido de forma sustentável, o cliente pode também usufruir de uma bebida com um aroma intenso e um bouquet sensorial extraordinário.
A história da receita do Fondant de Chocolate começa com um engano, mas termina em garfadas cheias de sabor. Na Tavi é um dos bolos mais apreciado e até já foi motivo de inspiração para uma peça de teatro musical. Fique a conhecer os mistérios deste bolo...