Nos dias mais longos e quentes há sempre vontade de visitar parques e jardins, aproveitar o sol e passar tempo de qualidade ao ar livre, entre família e amigos. Para juntar ainda mais sabor a estes momentos de calma, criámos um serviço especializado de piqueniques.
Como funciona? É simples. Mediante encomenda, a Tavi prepara cestos de piquenique recheados de deliciosos petiscos e bebidas. O nosso menu base de piquenique inclui sumo natural de laranja, uma grande variedade de salgadinhos, tais como mini croissants, mini pão (manteiga e compota), batata frita, rissóis, croquetes, mini panadinhos de frango, mini quiches e bola de carne. Fruta e doces não podem faltar, pelo que juntamos ainda uma salada de fruta e miniaturas de pastéis de nata e glórias.
Para os que querem um piquenique mais composto, temos opções mais elaboradas de salgados e doces que podem juntar ao menu base. Nos salgados, o cliente pode optar por salada de quinoa com legumes assados, wrap de salmão fumado ou focaccia de roastbeef (5 euros/cada). Quanto aos doces, estão disponíveis o sublime de cacau, a tarte de lima merengada ou a tarte crumble de maçã (1,50 euro/cada).
As encomendas devem ser realizadas com 48 horas de antecedência, através do email piqueniques@tavi.pt. O preço do menu base de piquenique é de 17,50 euros por pessoa. O cesto é opcional e custa 15 euros. Os utensílios são recicláveis - copos, guardanapos, pratos e talheres -, e também opcionais, acrescendo ao valor do piquenique 1,50 euro por pessoa.
Depois de confirmados os convidados e de encomendar o cesto de piquenique, resta apenas escolher o local onde vai estender a toalha. E até aí damos uma ajudinha! Estas são as nossas sugestões de sítios giros para piquenicar, no Porto.
Jardim Botânico do Porto
O Jardim Botânico compreende atualmente um jardim histórico, um jardim de suculentas, uma zona de estufas com plantas tropicais, subtropicais, orquídeas e suculentas, uma área de lagos com plantas aquáticas, e uma área de parque com uma bela colecção de arbóreas. O jardim, de grande monumentalidade, é composto por áreas distintas separadas por grandes sebes de japoneiras. Faça o seu piquenique por entre as árvores centenárias.
Parque de Serralves
O Parque de Serralves é composto por uma grande diversidade de magníficos espaços harmoniosamente interligados: jardins formais, matas e uma quinta tradicional. Aqui as aves e os animais conjugam-se com os jardins e a mata mais selvagem, criando em conjunto uma "ilha" mesmo no centro do Porto.
Jardins do Palácio de Cristal
Os Jardins Românticos do Palácio de Cristal, ocupam uma área de 8 hectares e foram projetados no século XIX pelo arquiteto paisagista alemão Émille David. Neste jardim podemos contemplar as magníficas panorâmicas sobre o rio Douro e sobre a cidade, nos miradouros estrategicamente posicionados.
Parque da Cidade
O Parque da Cidade do Porto é o maior parque urbano do país, desenvolvendo-se entre o troço final da Avenida da Boavista, o Castelo do Queijo e o passeio marítimo que liga a Foz a Matosinhos. Nos seus mais de 80 hectares podemos encontrar locais de passeio, espaços destinados às práticas desportivas, lagos, fontes e relvados. O local ideal para fazer um piquenique e desfrutar da Natureza e dos espaços verdes sem fim.
Jardim das Virtudes
O Jardim das Virtudes fica no centro histórico do Porto e tem uma vista privilegiada para o Pavilhão Rosa Mota, o Rio Douro, Miragaia e Gaia. Não tem amplos jardins relvados, mas há sempre um pouco de relva onde pode estender a toalha. Vale a pena pela belíssima paisagem.
Jardim do Passeio Alegre
O Jardim do Passeio Alegre foi projetado no final do século XIX e está classificado como Imóvel de Interesse Público. É um espaço rico em flora, sendo que muitas das árvores que aqui se encontram já são centenárias. Os visitantes podem aproveitar a sua sombra e admirar o local onde as águas do Rio Douro se fundem com as do Oceano Atlântico.
Praias na Foz
Para quem preferir trocar os relvados pelo areal, a Foz é o local ideal, sendo esta uma das zonas mais sofisticadas do Porto. As praias, que começam no Forte de S. João e se prolongam pela Avenida do Brasil, estão envoltas num ambiente de glamour, com o mar de um lado e as moradias apalaçadas do outro. Praia da Luz, Praia dos Ingleses, Praia do Molhe, Praia do Homem do Leme e Praia de Gondarém são alguns exemplos de praias que pode visitar na Foz.