Por estes dias, se visitar o Forte de São João Baptista, na Foz, vai sentir-se um verdadeiro gigante. É que está patente a exposição “Porto em miniaturas”, onde estão expostas réplicas dos monumentos mais emblemáticos da Invicta, tudo em ponto pequeno.
Estes edifícios em miniatura fazem parte de uma coleção particular e foram construídos pelo artista Agostinho Gonçalves Teixeira entre os anos 30 e 50. A coleção, rica em pormenores, retrata os principais monumentos do Porto, desde a Torre dos Clérigos, o antigo Palácio de Cristal, passando pela estação de São Bento, a extinta ponte Pênsil e diversas igrejas e capelas. Não foram esquecidos os antigos urinóis e os bonitos quiosques de inspiração oriental.
Ao todo são 33 as maquetas em exposição, todas elas feitas em madeira, metal e massa. A mais pesada é a do antigo Palácio de Cristal, que pesa 130 quilos.
A mostra, organizada pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde tem entrada gratuita e poderá ser visitada até ao dia 31 de agosto. As portas estão abertas das 14 às 17 horas, nos dias úteis, e das 14 às 18 horas, aos fins-de-semana e feriados.
Depois da exposição, se quiser continuar a explorar o tema, passe por cá e delicie-se com as nossas miniaturas doces.
Sé do Porto
O antigo Palácio de Cristal
Estação de São Bento
Quinta do Viso
Igreja dos Clérigos
Quiosques do Porto