Chegou a época mais doce do ano, em Portugal. As nossas especialidades de Natal começam a ser preparadas logo no início do mês. Venha até à Foz tomar um pequeno almoço ou um lanche natalício na nossa esplanada, com vista para o mar e delicie-se com o nossos doces de Natal.
Se está de passagem pelo Porto ou a pensar visitar Portugal, esta é uma ótima altura do ano para o fazer. O frio não é tão intenso como o sentido noutros países e ainda existem bastantes dias de sol para aproveitar. As ruas dos centros das cidades, quando começa a escurecer, tornam-se verdadeiros espetáculos de iluminações, alusivas à data, que enchem de alegria quem por elas passa.
Em Portugal, o Natal é a festa da família, celebrada junto daqueles que nos são mais queridos, num ambiente íntimo e de aconchego. Partilham-se histórias, recordações e brincadeiras.
Os portugueses reúnem-se na noite de 24 de Dezembro, a Consoada, à mesa de jantar que é, nesta quadra, o ponto de encontro das famílias portuguesas. Na maior parte do país o bacalhau é rei. Servido em postas, cozido com batatas, couve e ovos, e regado com um fio de azeite, este é um prato simples, mas que poucos dispensam na sua ceia de Natal. O polvo cozido e o peru assado são também muito apreciados nesta época.
À meia-noite muitos são os que assistem à Missa do Galo, após a qual, regressam ao conforto do lar para abrir os presentes e se deliciarem com as sobremesas tradicionais que em muitas casas chegam a ocupar uma mesa inteira.
Nesta quadra, os doces de Natal na Tavi são muito procurados, principalmente o Bolo Rei e o Pão de Ló. A juntar às iguarias doces, e para quem não quer perder muito tempo na cozinha, é possível encomendar na Tavi, peru recheado, puré de castanhas e arroz grego.
Descubra aqui um pouco mais sobre as nossas especialidades de Natal:
Bolo Rei
O Bolo Rei é a estrela das mesas portuguesas de Natal. Com a sua forma de coroa, incrustada de frutos de vibrantes cores, em calda de açúcar, e frutos secos variados, nasceu para ser o centro das atenções. Um bolo irresistível com um sabor muito aromático que combina na perfeição com um cálice de vinho do Porto. O Bolo Rei da Tavi é um dos mais procurados e famosos da cidade do Porto.
Bolo Rainha
Para aqueles que não apreciam os frutos cristalizados do Bolo Rei, o Bolo Rainha é uma ótima alternativa. A receita deste bolo tem origem francesa e é muito semelhante à do Bolo Rei. Ao contrário deste, o nosso Bolo Rainha não leva as tradicionais frutas cristalizadas, mas sim uma miscelânea de frutos secos, como amêndoas, nozes, pinhões e avelã. Menos doce e mais sóbrio, possui um sabor igualmente delicioso.
Pão de Ló
Este bolo fofo e delicado é também presença assídua nas mesas de Natal portuguesas. Apesar de ser delicioso na sua simplicidade, há aqueles que o gostam de acompanhar com queijo da serra, uma combinação improvável, mas que reúne bastantes adeptos.
Bolo Inglês
Dos vários bolos e sobremesas que criamos na nossa confeitaria, este é talvez o que tem a confeção mais complexa e demorada. Alperces secos, ananás, sultanas, amêndoas, cerejas e tâmaras são finamente picados e embebidos em conhaque durante dois dias. Após esse tempo, são adicionados à massa do bolo, o que lhe confere uma doçura especial. Esta massa é ainda temperada com várias especiarias, como o cravo-da-índia e o gengibre. Após cozer durante seis horas a temperaturas muito baixas, o Bolo Inglês é regado com conhaque. O resultado é um delicioso e aromático bolo, que mantém a sua textura e sabor únicos inalterados durante vários dias e confere um requinte especial à mesa de Natal.
Sonhos
Dotados de um nome com tanto significado, estes doces tinham de possuir um sabor bem especial. Delicados, leves e deliciosos, muitas famílias não os dispensam na mesa de Natal. Quer sejam polvilhados com açúcar e canela ou servidos com uma calda de açúcar fazem as delícias de todos.
Pudim Abade de Priscos
Outra presença habitual na mesa da Consoada dos portugueses, o Pudim Abade de Priscos, tem uma cor brilhante e viva, um sabor igualmente rico, uma textura sedosa e macia. Um dos ingredientes que lhe dá um toque especial é um produto que normalmente não associamos à confeção de bolos: o toucinho.
Doces de Ovos
Muitas são as sobremesas portuguesas que têm como principal ingrediente as gemas de ovo. Estes doces surgiram nas cozinhas dos conventos como forma de aproveitamento das gemas, assim como da grande quantidade de açúcar que chegava das colónias portuguesas. Na Tavi entre os Papos de Anjo, as Castanhas de Ovos, o Quindim, os Mimos de Ovos e as Trouxas de Ovos, não faltam opções para tornar o seu Natal mais doce.
E estas são apenas algumas das iguarias que adoçam o Natal português. Na Tavi pode provar alguns destes doces tradicionais do Natal português e deliciar-se com os diferentes sabores, acompanhados de uma deslumbrante vista para o mar.
Pode ainda espreitar o nosso Calendário do Advento onde diariamente apresentamos uma doce promoção de Natal, até ao dia 24 de dezembro.
Por isso já sabe! Nesta quadra, se estiver de visita ao Porto, passe pela Tavi e venha provar a que sabe o Natal em Portugal.