Isolada e muito sossegada, a Praça de Liège encontra-se a poucos metros da Tavi. Este é um local que passa despercebido a muitos dos transeuntes, mas que é muito apreciado pelos residentes da Foz do Douro, pois é aqui que se encontra um dos jardins mais emblemáticos desta freguesia.
O que torna este sítio tão especial é o facto de estar carregado de simbolismo histórico. O seu nome é uma homenagem aos habitantes da cidade belga de Liège, que se bateram heroicamente contra os alemães aquando da invasão destes na Primeira Guerra Mundial. A Bélgica tinha-se declarado como um país neutro durante a guerra, o que fez com que este inesperado ataque tenha gerado uma onda de repulsa contra a Alemanha um pouco por todas as localidades portuguesas.
Assim, depois de várias ações de solidariedade promovidas pelas gentes do Porto para ajudar os belgas, foi aprovada, a 8 de outubro de 1914, a proposta para a atribuição do nome de “Praça de Liège” ao Largo do Monte da Luz.
Não deixe de visitar este agradável e sereno jardim, onde pode apreciar um bom livro, dar passeios com os amigos de quatro patas ao fim do dia, ou até desfrutar de uma gulosa merenda.